sexta-feira, abril 07, 2006

O Mundo, pelo que estás a pensar

Ainda bem que existe o pensamento! Ainda bem que temos a possibilidade de falar sem ninguém nos ouvir. Se eu verbalizasse tudo o que penso acabava como uma velha sozinha rodeadas de gatos. E mesmo assim, essa possibilidade não está de todo excluída.
É certo que tenho uma certa tendência para dizer disparates. Disparates daqueles que se tivesse pensado duas vezes antes de abrir a boca o mais certo era ter ficado calada.
Mas a minha boca está mais perto do coração do que a da maioria das pessoas. Quando dou por mim, o comentário/pergunta indiscreta já está a pairar no ar, com letras enormes e garridas, luzes neon a piscar e o som de cornetas a tocar. E não há nada a fazer!
Frases como "Oh Mia!!!", "Só tu para perguntares uma coisa dessas!!", "E pronto, esta é a Mia!!", "Eu não acredito!!", "Já te calavas...", "O quê???!!!", são frequentes respostas aos meus pensamentos verbalizados.
Entre certos círculos de amigos já ganhei o difícil estatuto de pessoa-que-pode-dizer-tudo-o-que-lhe-passa-pela-cabeça-sem-que-ninguém-se-ofenda (o estatuto de maluquinha, cá entre nós!), o que exige de mim um especial cuidado e atenção quando há gente nova por perto.
Nem todos os meus "disparates" são na verdade disparatados. Alguns têm mesmo a intenção de fazer rir, de desarmar gente irritante, ou de pôr cá para fora o que todos estamos a pensar e ninguém diz.
No entanto, o que mais me preocupa é saber que penso muito mais sobre as coisas do que aquilo que digo. Ou seja, se as pessoas, pelo que me ouvem dizer, acham que eu sou uma desbocada inconsequente, então a realidade é que eu sou MIL vezes pior.
Eu penso coisas incrivelmente parvas, faço filmes do mais rebuscado que há, tenho sempre uma piada sarcástica adequada ao momento, imagino coisas nogentas com uma facilidade espantosa, consigo ridicularizar ao ínfimo pormenor e tenho sempre um comentário porco na ponta da língua! E a maior parte dessas pérolas mentais guardo-as para mim porque sei que caiem mal em determinado ambiente, podem ofender determinadas pessoas, dão uma imagem de mim que não quero passar, ou porque simplesmente não me apetece partilhá-las.
A verdade meus caros, é que me divirto muito, mas muito comigo!

4 comentários:

Esplanando disse...

Pois cá para mim... acho que deves continuar a ser assim. E esses comentários que às vezes te inibes em dizer?! Acho que deves verbalizá-los também. No fundo... que imagem é que queres passar? Uma construída ou a tua própria? Diz... diz tudo o que te passa pela cabeça. Foi quando o comecei a fazer que comecei a divertir-me mais!

SUSHISTICK disse...

Rebuscadamente porcalhona, assim vagamente a atirar para o cliché do penico sem asa...join the club! ;p

Mia disse...

Esplanando,
Vamos então experimentar isso!
Quando eu for despedida, das-me emprego? :p

Susgistick,
I´m in! :)

Luisa Seabra disse...

poisss....eu tenho alguma dificuldade em me controlar tb...sai-me com cada coisa...e o pior é q parece q nem sequer tenho tacto!
A minha última foi:
o Pai do meu melhor amigo é um designer de renome. Eu gosto imenso dele, é um Senhor muito simpático, inteligente, e com quem consigo ter agradáveis conversas apesar dos quase 40 anos q nos separam.
Ora esse Senhor recebeu, antes do Sampaio passar a presidência para o Cavaco, uma menção honrosa.
Enfim, na altura andava-se a dizer nas rádios, e a ler-se nos jornais etc, q o Sampaio estava a aproveitar o final do mandato para espalhar menções honrosas ao desbarato.
João(melhor amigo): Já sabes Luisa, o meu Pai recebeu ontem uma menção honrosa do Sampaio!(olhando para o pai cheio de orgulho)
Pai: eheheh (envorgonhado) pois foi!
Luisa: Parabéns!!! Fantástico.
Silêncio de 20 segundos.
Luisa: Mas o Sampaio anda a exagerar um bocado nas menções honrosas, não anda?

Graças a Deus estas pessoas conhecem-me há 15 anos e sabem como eu sou, senão seria obviamente interpretado como se eu estivesse a menosprezar a tal "Menção honrosa", qdo até nem era esse a minha intenção...
enfim...
é o mal de quem fala e depois pensa!