segunda-feira, maio 25, 2009

A minha casa

Não sou saudosista de Macau.
Vivi lá a minha adolescência, muito feliz. Mas em 1999 voltei para Portugal cheia de vontade de abraçar um novo desafio. Adaptei-me a uma nova cidade, a um novo clima, a novos amigos que ainda o são e a viver sozinha. Adoro viver em Lisboa.
No entanto não estava à espera que, 10 anos depois, voltar a Macau fosse como regressar a casa.
Foi um sentimento que me desconcertou. Uma sensação de pertença àquela terra, aos cheiros, ao ar abafado, àquelas ruas, à confusão e às pessoas, aos sabores, à língua.
Macau está muito diferente. Aquela terra cresce da noite para o dia, molda-se, transforma-se, implode e explode, nasce e morre mil vezes.
Mas continua a mesma.
A minha Macau. A minha casa.


1 comentário:

Anónimo disse...

Olá ;-)

Encontrei o teu blog e reparei que partilhamos muita coisa em comum... Morei em Macau durante 15 anos e regressei depois de 10 anos de ausência... Senti de certa medida tudo o que sentiste... A presença de Macau "a nossa casa" é muito forte para pessoas como nós que por lá cresceram e viveram :-)

*BJS*